Privacidade e Políticas Públicas

Web Index 2013

30/11/2013

Por Joana Varon | #Boletim5

Na última sexta-feira, dia 22 de novembro, foi publicado pela World Wide Web Foundation o Web Index 2013. Segundo o site do Web Index o relatório é uma “avaliação multidimensional da contribuição da World Wide Web pro desenvolvimento e pros direitos humanos ao redor do mundo. Ele cobre 81 países, entre eles, o Brasil, incorporando indicadores que quantificam as áreas de acesso universal; liberdade e abertura; conteúdo relevante; impacto e empoderamento”.

Os EUA e o Reino Unido, apesar de estarem no top 5 geral, sentiram o impacto das revelações sobre suas práticas de vigilância: seus menores indicadores foram na área de “liberdade e abertura”, com 71 e 73.5, respectivamente.

A Wired publicou um resumo das descobertas do Web Index 2013, junto com declarações do Tim-Berners Lee, Jimmy Wales (fundador da Wikipedia) e Rebecca MacKinnon (Global Voices Online):

Berners-Lee: insidious government surveillance may be worse than outright censorship

Algumas declarações relevantes:

“Se você sente alguém olhando por trás dos seus ombros, deixa de fazer todo tipo de coisas.” – Tim Berners-Lee
“Medidas contra o cibercrime, terrorismo ou blasfêmia estão frequentemente sendo usados pra silenciar dissidentes legítimos ou justificar a vigilância digital generalizada.” – Web Index 2013
“Agora é hora dos cidadãos do mundo se apoderarem para assegurar que a resolução dessas questões não sejam deixadas apenas nas mãos de governos, uma vez que o Index demonstra que 94% de todos os países entrevistados falharam em cumprir padrões de boas práticas de freios e contrapesos em interceptações governamentais de comunicações eletrônicas.” – Rebecca MacKinnon, Global Voices Online

Tags: , , , ,